[ editar artigo]

Talento Job Summit e Nguzu unem-se para capacitar e recolocar profissionais moçambicanos a residir na diáspora

Talento Job Summit e Nguzu unem-se para capacitar e recolocar profissionais moçambicanos a residir na diáspora

Moçambique encontra-se num período de transformação económica derivada do crescimento do sector extractivo e do impacto que este está a ter na criação de toda uma cadeia de valores. Esta transformação reflectiu-se num novo paradigma de competitividade que se instaurou no mercado laboral Moçambicano e na busca por talentos.

Contudo, o país vê-se actualmente afectado pela pandemia Covid-19, e numa altura em que são obrigadas a reinventar-se, torna-se crucial para as empresas identificar perfis chave de forma a contornar este cenário e evidencia-se a necessidade de soluções que as aproximem de talento.

Talento (Digital) Job Summit, é um evento anual focado na atracção e pré-selecção de capital humano, recorrendo às tecnologias online e ao uso de metodologias de avaliação comportamental, e no alinhamento de competências às necessidades específicas das empresas participantes. Já a Nguzu, foca-se em projetos de educação, inovação, ciência e tecnologia nos países de língua portuguesa. 

No âmbito da parceria, a Nguzu irá :

1) apoiar na capacitação de talento moçambicano a residir em Portugal e no Brasil, com foco no desenvolvimento de soft skills, competências digitais e mindset internacional.

2) apoiar na divulgação junto dos ecossistemas de educação e inovação dos países de língua portuguesa, através do projeto Summit on the Road.

Ambas as instituições pretendem assim contribuir para a resolução da escassez de mão de obra especializada em Moçambique, e consequentemente mitigar a fuga de cérebros que é habitual no país.

Summit on the Road
Frederico P. Silva
Frederico P. Silva Seguir

Empreendedor e Investidor nas TICs

Ler conteúdo completo
Indicados para você