[ editar artigo]

Next Stop. Como escolher o próximo mercado internacional?

Next Stop. Como escolher o próximo mercado internacional?

 

Para muitas empresas, mesmo os lançamentos mais enxutos exigem algum investimento. Então, como saber qual mercado internacional priorizar? Para onde internacionalizar a sua empresa? Como existem muitas possibilidades no mundo, o ideal é utilizar os seus recursos de teste com sabedoria. Mesmo fazendo todas as análises possíveis, tamanho de mercado, crescimento da população da Internet e índices de facilidade de fazer negócios, entre outros, ainda falta um componente crítico, os clientes querem comprar o seu produto?

Uma das formas mais fáceis de descobrir quais países podem ser mais aderentes ao seu produto é a partir de uma lista de possíveis clientes.

Por exemplo, captar os dados de pessoas que acessam o seu website, analisar aqueles que sejam de locais que sua empresa ainda não atende, e fazer uma lista de prioridades. Apesar de simples, essa pode ser uma metodologia bem eficaz para priorizar lançamentos internacionais. Além disso, essa lista permite verificar necessidades específicas dos clientes em determinados locais. Ou seja, saber se há necessidade de adaptação do seu produto ou serviço para estas novas localidades.

As pessoas não liberam seus e-mails, assim, facilmente. Aquelas que o fazem estão essencialmente dizendo qual é o tamanho do mercado para o seu produto. Ao menos, fornecerá uma indicação do mercado imediato e interessado no seu produto/serviço.

Minha dica é: priorize os lançamentos internacionais enxutos começando pelos países que a partir de análises prévias parecem ter maior aderência e depois a partir da lista de e-mails, passe para os próximos lançamentos.

Summit on the Road
Ler conteúdo completo
Indicados para você