[ editar artigo]

Mentalidade Global, por que essa habilidade é tão importante?

Mentalidade Global, por que essa habilidade é tão importante?

O mundo está cada vez mais integrado e desenvolver uma mentalidade global torna-se essencial.

As empresas operam em um mundo integrado, as equipes são multiculturais, os clientes podem vir de diversas partes do mundo, com culturas e hábitos diversos. Assim, é esperado que os profissionais atuais saibam trabalhar nesses ambientes, que tenham as habilidades necessárias para se comunicar e fazer negócios com indivíduos de diversas partes do mundo.

Organizações que buscam aproveitar as oportunidades que só o mercado global é capaz de proporcionar, que buscam construir uma presença global sustentável devem desenvolver líderes com habilidades e atitudes eficazes nesse contexto. À medida que os papéis de liderança se tornam mais globais, o entendimento cultural rápido e complexo, embora importante, não é suficiente. Os líderes precisam não só conhecer, como também ter habilidade para se adaptar a novos clientes, competidores, ambiente político e regulatório etc.

O Instituto de  Global Mindset da Thunderbird School of Global Management mapeou dimensões chave para desenvolver uma mentalidade global e as agrupou em três categorias que abrangem aspectos cognitivos (experiência em negócios globais, perspectiva cosmopolita e complexidade cognitiva); psicológicos (paixão por diversidade, busca por aventura e autoconfiança); e comportamentais (empatia intercultura, impacto interpessoal e diplomacia).

O capital intelectual pode ser desenvolvido de forma relativamente rápida através da aprendizagem cognitiva (leitura, análise, resolução de problemas...). Ao passo que, o desenvolvimento do capital psicológico e comportamental é mais longo e feito através da  aprendizagem experiencial, interações com diferentes tipos de pessoas, reflexão e apoio de mentores e outros profissionais.

Dominar todas as dimensões de uma vez pode ser difícil, mas é possível identificar onde colocar os esforços de desenvolvimento e elaborar um plano de ação para construir, ao longo do tempo, uma mentalidade internacional.

 

Summit on the Road
Ler conteúdo completo
Indicados para você