[ editar artigo]

Hacking.Rio, o maior hackathon da América Latina e dos Países de Lingua Portuguesa

Hacking.Rio, o maior hackathon da América Latina e dos Países de Lingua Portuguesa

O Hacking.Rio é mais que um evento. É um movimento colaborativo em busca de um mundo melhor, com mais diversidade e educação.

Na sua terceira edição, o Hacking.Rio 2020, de 9 à 11 de outubro, vem cheio de novidades! Além de ser a única plataforma 100% online, terá duas categorias de desafiantes: o Standard e o Master. Serão 15 clusters de diferentes setores como Cooperativismo, Energia, Educação, Empregabilidade, Logística, Sustentabilidade, Oceanos, Esportes & Games, Cybersecurity, Turismo, Varejo, Indústria 4.0, GOV.BR, Inova Furnas e um cluster MASTER exclusivamente de mulheres.

Para o time vencedor de cada cluster o prêmio será de R$ 5.000,00. E na final os vencedores Masters concorrem a viagem ao WebSummit Portugal em dezembro. O Master de Mulheres também concorre a essa viagem a um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Somam mais de R$ 120.000,00 em prêmios. E mais: prêmios para melhor mentor, melhor ativador e melhor instituição de ensino, sejam academias de códigos, comunidades, escolas técnicas e universidades.

Ao longo de 48 horas seguidas de maratona, os “hackathoners” desenvolvem soluções digitais baseadas em desafios reais do mercado que impactem positivamente a sociedade. Inclusive integrada as 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da ONU e em parceria do IDESAM (Instituto Desenvolvimento Ambiental da Amazônia) com meta de redução índice de carbono e plantação de mais árvores na floresta. Ao final cada time terá criado uma solução de fato funcional (MVP - Minimo Produto Viável).

Os times de 3 à 5 participantes serão avaliados por uma banca técnica de especialistas de TI em parceria com GITHUB Global, e os melhores 10 do ranking vão para a banca final de  profissionais de diversas áreas do ecossistema do Brasil e exterior.

Com o objetivo de envolver vários players dos países de língua portuguesa, teremos o apoio de :

1. Nguzu => que nos apoiaram com conexões desde de 2018, Tiago Cardoso foi da banca de juri do Hacking.Rio em 2019, e grande articulador das universidades dos países de língua portuguesa no Hacking.Help Covid on line, e curadores do "Painel África" no Hacking.Rio Talks em agosto.

No Hacking.Rio 2020 estarão a nos apoiar de forma ainda mais intensa e transversal (preparatório de +100 times e +100 mentores | articulação com universidades dos países de língua portuguesa | programa de pré-aceleração para os times vencedores dos clusters)

2. Summit on the Road => Promoção Internacional do Hacking.Rio 2020 e apoio aos vencedores da categoria Master (customizando toda a jornada da presença dos times no WebSummit 2020).

As inscrições individuais ou em equipes são gratuitas e vão até o dia 02/10 no site www.hackingrio.com

Esperamos vocês, de 15 à 65 anos, de qualquer localidade, desenvolvedores, programadores, designers, UXs, business, especialistas setoriais, enfim, os que desejam aprender a programar e reprogramar suas vidas para um mundo melhor.

 

 

Lindália Junqueira, 55 anos, 3 filhos, luso brasileira, 1a mulher selecionada pela NASA SU EP10, Co-Champion do MIT REAP e Embaixadora da Women in Tech no Brasil, idealizadora e organizadora do Hacking.Rio, acredita que essas transformações digitais não dependem somente de governantes e lideres empresariais, mas sim de cada um de nós cidadãos. "Sejamos a mudança que queremos ver no mundo".

Summit on the Road
LINDALIA SOFIA ROCHA MARTINS JUNQUEIRA REIS
LINDALIA SOFIA ROCHA MARTINS JUNQUEIRA REIS Seguir

CEO Ions Innovation & Hacking.Rio, 1a brasileira selecionada pela NASA SU EP10, Co-Champion MIT REAP, Embaixadora Women in Tech Brasil, Gávea Angels Investidora, Conselheira CTSmart, Rio2C e Junior Achievment. Premiada IBC Innovation & Spark Awards.

Ler conteúdo completo
Indicados para você